segunda-feira, 16 de maio de 2011

MURILO RUBIÃO - OBRA COMPLETA (EDIÇÃO DE BOLSO)

Sucesso de vendas na década de 1970, Murilo Rubião se aventurou no universo do fantástico mesmo sem conhecer Franz Kafka e antes de o gênero ficar em voga entre os escritores latino-americanos. Além de precursor - seus contos foram escritos, em sua maioria, entre os anos 1940 e 1960 -, Rubião é mestre em fazer o absurdo penetrar na realidade cotidiana, subvertendo-a e lançando novos olhares sobre temas consagrados da literatura, como o desejo, a morte, o amor e a falta de sentido do mundo moderno.Esse fantástico está presente em todos os contos e é intensificado pela falta de espanto dos narradores e das personagens diante das situações extraordinárias que presenciam e por uma linguagem objetiva e precisa. Para obter o perfeito equilíbrio entre essas dimensões, Rubião acabou se tornando um autor que preferiu reescrever seus textos à exaustão a publicar uma obra extensa. Assim, ao longo da vida, selecionou para serem lançados em livros apenas os 33 contos - verdadeiras pérolas literárias - que compõem esta antologia."Ele nos transporta para além de nossos limites, sem entretanto jamais perder pé no real e no cotidiano." - Carlos Drummond de Andrade
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=80143

Uma noite em cinco atos Portal Literal 2.0, Rio de Janeiro (RJ) · 17/5/2010 ·

Em sua primeira peça, Uma noite em cinco atos (Editora 34), o artista plástico, editor e escritor Alberto Martins realiza um encontro insólito entre três grandes poetas brasileiros já falecidos. Álvares de Azevedo, Mário de Andrade e José Paulo Paes, vivos, perambulam em plena noite do século XXI em São Paulo. Três poetas de gerações subsequentes e que carregam como semelhança a obra interrompida: Álvarez de Azevedo por conta da morte, Mário de Andrade pela realização de um projeto de Brasil e José Paulo Paes como pivô da noção de que sempre couberam aos poetas as "tarefas inconclusas". Há uma busca angustiada, pela qual Zé Paulo recruta o jovem Álvaro, aquele que "deixou a vida como deixa o tédio", e o silencioso Mário. Como apontou o professor Alcides Villaça no texto da orelha do livro, os personagens dão corpo à própria Poesia. É preciso escavar no subterrâneo soterrado pela "sinfonia do século" de uma paulicéia degradada "uma dor não contaminada", um lirismo acuado pela modernidade. Formado em letras na Universidade de São Paulo, xilogravurista, escultor e autor de livros infanto-juvenis que entrelaçam artes plásticas e literatura, como A história de biruta (Cia. das Letrinhas) e Goeldi: história de horizonte (Paulínia), pelo qual recebeu o prêmio Jabuti, Alberto Marins possui publicados também o original A história dos ossos (Editora 34) e a coletânea de poemas Cais (Editora 34). Nessa entrevista ao Portal Literal, Alberto Martins dá pistas do significado dessa reunião de poetas de gerações distintas em Uma noite em cinco atos (Editora 34), lançado no final de 2009, conta como funcionou a concepção da peça e revela o nome do próximo livro de poesia, que sairá em agosto pela Companhia das Letras.
http://www.literal.com.br/blogs/uma-noite-em-cinco-atos

UFG divulga obras indicadas para 2012

No site
http://www.visaoportal.com.br/noticia/472
encontra-se a relação de livros para o vestibular da UFG.
UFG divulga obras indicadas para 2012
Para os processos seletivos 2012-1 e 2012-2 foram escolhidas seis obras literárias
A Universidade Federal de Goiás divulgou a relação das obras literárias indicadas para os processos seletivos 2012-01 e 2012-2. Duas das seis obras apontadas encontram-se disponíveis na Biblioteca Digital de Domínio Público, (www.dominiopublico.gov.br): Memórias de um Sargento de Milícias e I-Juca Pirama.
Confira a lista de obras indicadas:
1) ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. Diversas Editoras.2) ARAÚJO, Luís. Minigrafias. Cânone editorial.3) DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama. L&PM.4) GALERA, Daniel. Mãos de cavalo. Cia das Letras.5) MARTINS, Alberto. Uma noite em cinco atos. Editora 34.6) RUBIÃO, Murilo. Obra completa. Cia das Letras.
Serão utilizados, na elaboração das provas para os vestibulares 2012-1 e 2012-2 da UFG, as publicações mais recentes dos livros das editoras indicadas.
http://www.visaoportal.com.br/noticia/472

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cándida Martínez explica el Plan Bolonia

http://www.youtube.com/watch?v=R7KO_g4UNpk&feature=relmfu

NUEVA BIBLIOTECA DE ALEJANDRIA - EGIPTO

http://www.youtube.com/watch?v=RNjA04YZmIA&feature=related
NUEVA BIBLIOTECA DE ALEJANDRIA - EGIPTO

COLÉGIO ESTADUAL PRÉ-UNIVERSITÁRIO ANTIGO COLU

COLÉGIO ESTADUAL PRÉ-UNIVERSITÁRIO ANTIGO COLU

O Colégio Estadual Pré-Universitário funciona no prédio do extinto Colégio Estadual Presidente Costa e Silva (COLU), uma instituição de ensino da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, que foi fundado em 1971, no Governo de Otávio Lage de Siqueira. Seu funcionamento era em três turnos, com cursos técnicos de várias áreas, com laboratórios clínicos e a eletrônica em funcionamento, prestando serviços à comunidade do bairro em geral.
Tais cursos foram se extinguindo gradativamente, por motivos políticos. Isto trouxe transtornos para esta Unidade de Ensino, pois a mesma foi se esvaziando, perdendo seus alunos e a credibilidade com a comunidade. Até que no ano de 2003, o Colégio passou por uma crise, sendo necessária então a junção deste estabelecimento de ensino com o Colégio Estadual Pré-Vestibular de Goiânia, o qual funcionava neste mesmo setor, à Rua 127, aproveitando seus professores, funcionários, alunos e direção, que vieram a se juntar aos alunos, professores e funcionários restantes do COLU.
Encontrava-se em processo final, o projeto de mudança de nome do novo colégio, que se formou com esta junção de dois colégios agora extintos. Porém, já se regularizou. O novo nome é Colégio Estadual Pré-Universitário.
O Colégio Pré-Universitário tem capacidade para atender, aproximadamente, 2 mil alunos, mas hoje tem matriculados, aproximadamente, 1.700 alunos, nos três turnos, matutino, vespertino e noturno.
Seguindo o Projeto Político Pedagógico e planejamentos semestrais, o Colégio Estadual Pré-Universitário visa desenvolver um trabalho pedagógico eficaz, envolvendo atividades conjuntas entre a escola, as famílias dos alunos e toda a comunidade escolar.
No processo de aprimoramento da educação, é imprescindível a busca de integração entre a escola e a realidade social, sobretudo pelo inter-relacionamento entre a teoria e a prática. É nesta perspectiva integradora que esta Unidade Escolar proporcionará um ensino voltado para a formação de pessoas críticas, questionadoras e atuantes.
Sob a direção do Professor Pedro Soares de Oliveira, o Colégio Estadual Pré-Universitário tem uma área total de 13.604 m² e 5.532,23 m² de área construída; três pavilhões com vinte e uma salas de aulas e um laboratório; além de um pavilhão administrativo com: sala de vídeo, sala de artes, coordenação, laboratório de informática, laboratórios de ciências, quadras poliesportivas, biblioteca, sala dos professores, anfiteatro, sala do grêmio, cozinha, depósito, cantina, sala de direção, secretaria, sala da secretária, almoxarifado, banheiros dos professores, sala da banda de música, mecanografia e sala de arquivo, atendendo assim o Colégio a alunos da segunda fase do Ensino Fundamental ao Médio. Em seu quadro de funcionários estão 80 professores e 51 funcionários administrativos.
Os alunos da Instituição são oriundos do próprio setor e de circunvizinhos, como Vila Bandeirantes, Vila Nova, Vila Moraes e até de municípios vizinhos, como Senador Canedo, Trindade, Aparecida de Goiânia e também do próprio Setor Universitário.
Os principais projetos desenvolvidos pela Unidade de Ensino são: Matemática Divertida, Das Regiões, Feira Gastronômica, Desfile de Roupas com Material Reciclado, Educação Ambiental, Celg na Escola (Física, Química e Biologia), Aprender experimentando, Memorial do Cerrado, Descobrindo a história através do teatro, Dança Contemporânea, Jogos Internos, Multicurso de Matemática, Conhecendo Goiânia, Mostra Cultural e Científica, Simulado na Escola, Educando para a Cidadania, Dança por Goiás, Cruz Vermelha, Educação Sexual para Adolescentes, Escola em Movimento em Artes Plásticas, Astronomia na sala, Descobrindo o corpo humano, Descobrindo a UFG, Música na Escola e Atividades extracurriculares, dentre outros.
A Biblioteca do Colégio Pré-Universitário leva o nome de Cora Coralina, em homenagem á poetisa goiana. Com a missão de oferecer aos seus usuários, alunos, professores, funcionários e comunidade, recursos informacionais, pedagógicos e culturais, pois a biblioteca atualmente desenvolve um trabalho de buscar ao leitor, de envolvê-lo com a informação, com a leitura, de forma que esta informação se processe e passe a ser conhecimento. Conhecimento esse que, como diz Paulo Freire, “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, possa vir com o entendimento primeiro de ações práticas do dia a dia de cada cidadão e depois, com mais reflexão, entender, interpretar as disciplinas do conhecimento. Conta com um acervo de aproximadamente 20 mil exemplares, entre livros de literatura geral, goiana, das disciplinas do conhecimento e periódicos em geral, e destes, doze mil exemplares já se encontram inseridos em software de biblioteca, no computador. Seu público principal são alunos, professores e funcionários do referido Colégio. Com funcionamento nos três turnos, das 07:00h às 12:00h no matutino, das 13:00h às 18:00h no vespertino e das 18:00h às 22:30 h no noturno, recebe uma média diária de mais de cem visitas. A biblioteca tem como objetivo principal proporcionar informação e idéias fundamentais, para que o cidadão seja bem sucedido na sociedade atual, baseada na informação e no conhecimento. Desenvolve também, nos alunos, competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem cidadãos respeitáveis. E incentivar professores e alunos ao acesso e o uso freqüente do acervo da Biblioteca Cora Coralina do Colégio Estadual Pré-Universitário.

Adelina Pereira - Dinamizadora de Biblioteca
E-mail: adelina_graa@yahoo.com.br

Resumo do livro O DIÁRIO DE ANNE FRANK

Resumo do livro O DIÁRIO DE ANNE FRANKPublicado originalmente em 1947, "O Diário de Anne Frank" já foi lido por milhões de pessoas em todo o mundo. Esta edição, porém, traz pela primeira vez a íntegra dos escritos de Anne, com todos os trechos e anotações que o pai da menina cortou para lançar a versão conhecida do livro. É comovente descobri que, no contexto tenebroso do nazismo e da guerra, ela viveu problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer tempo e lugar. Neste volume, o leitor acompanha o desabrochar da sexualidade de Anne, surpreende-se com a relação conflituosa que a jovem tinha com a mãe e se emociona com sua admiração sem reservas pelo pai. Anne registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Seus diário está sempre entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa terna e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.
O Sinopse do Livro está de cara nova. Acesse http://www.sinopsedolivro.net
Retirado do site:
http://www.sinopsedolivro.com/2008/10/o-dirio-de-anne-frank.html